Avisos
ESPAÇO CULTURAL DA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO
O Espaço Cultural da Aviação do Exército, localizado em Taubaté-SP, tem como sede um "casarão" que remonta as primeiras instalações construídas na área do Forte Ricardo Kirk. Sua construção provavelmente data de 1948, quando a Prefeitura Municipal de Taubaté adquiriu parte da fazenda Cembranelli e a doou ao Ministério da Agricultura, para a instalação do Posto Agropecuário de Taubaté. Durante a gestão do Posto Agropecuário, o "casarão" foi retratado em uma cena do filme "Meu Japão Brasileiro", de 1965, do cineasta Amácio Mazzaropi.
Com a extinção do Posto Agropecuário, por volta de 1975, todo o seu espaço passou para o Exército Brasileiro. Em 1977, a 12ª Bateria de Artilharia Antiaérea utilizou essa área e permaneceu até a chegada do 1º Batalhão de Aviação do Exército, em 1988. Durante muitos anos o "casarão" foi utilizado pela Junta de Inspeção de Saúde da Guarnição de Taubaté (JISG).
Por ocasião das comemorações do Centenário da Aviação Militar (2019) e com a necessidade da seleção, resgate, preservação e divulgação do acervo histórico, material e imaterial da Aviação do Exército, o "casarão" passou por um amplo processo de restauração e adaptação para atender as demandas de um novo desafio, sendo reativado em 29 de agosto de 2019 como sede do Espaço Cultural da Aviação do Exército, tornando-se, a partir de então, o guardião da história das Asas da Força Terrestre.
Seu funcionamento foi homologado através da Portaria nº 765 do Comandante do Exército, de 3 de agosto de 2020, com a tipologia de Sala de Exposições.
O Espaço Cultural da Aviação do Exército tem como objetivo mostrar, através de seu acervo, a história das Asas da Força Terrestre, desde seus primórdios, com o uso de balões cativos por Duque de Caxias na Guerra da Tríplice Aliança (1867), o emprego inédito de aviões, pelo então Ten Ricardo Kirk na Guerra do Contestado (1915), a Aviação Militar (1919 a 1941) e a Aviação do Exército (1986 até a atualidade).
As instalações do Espaço Cultural apresentam, na sua parte externa, além do estilo arquitetônico original da década de 40, doze painéis confeccionados pelo artista Mauro Godoy, em arte bico de pena, abordando recortes temporais da Aviação Militar e da Aviação do Exército. Na sua parte interna, ocupando uma área com mais de 200 metros quadrados, temos 01 (um) salão de exposição abordando a Aviação Militar, 04 (quatro) salas de exposições sobre a Aviação do Exército, reserva técnica, biblioteca, escritório, além de entrada com rampa de acesso e banheiros adaptados a portadores de necessidades especiais.
O Espaço Cultural da Aviação do Exército é um ponto de parada obrigatória para aqueles que buscam por referências culturais na cidade de Taubaté, além de ser um dos principais pontos de visitação no Forte Ricardo Kirk.