Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

FORTE RICARDO KIRK CELEBRA O DIA DA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO

Taubaté (SP) – O Comando de Aviação do Exército (CAvEx) celebrou, no dia 23 de março, o Dia da Aviação – Patrono Ricardo Kirk. Uma formatura em comemoração aconteceu no hangar do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx). A data escolhida foi o dia de nascimento do Capitão Ricardo Kirk, que o entronizou como o Patrono da Aviação do Exército e implantou o Dia da Aviação do Exército.

Estrategicamente localizadas e com militares altamente treinados e sistema de prontidão permanente, as organizações militares de Aviação estão sempre prontas para atuar a qualquer hora e em qualquer ponto do país. A Aviação do Exército atua tanto no ramo operacional quanto na vertente humanitária, como ocorreu recente no apoio às comunidades atingidas pelas chuvas em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Durante os vinte dias de Operação São Sebastião, seis aeronaves e 73 militares da AvEx atuaram dia e noite em diversas missões de socorro às vítimas, totalizando mais de 90 horas de voo, centenas de pessoas socorridas, toneladas de alimentos, água e produtos transportados, entre outras missões. Foi um trabalho fundamental, no momento que as vias terrestres estavam bloqueadas e que milhares de pessoas dependiam do socorro aéreo.

Ricardo Kirk

Ricardo João Kirk nasceu em 23 de março de 1874, na cidade de Campos dos Goitacazes (RJ). Iniciou a carreira militar em julho de 1891, aos 17 anos de idade, quando ingressou como voluntário no 10º Batalhão de Infantaria, na condição de soldado. Mercê de seu esforço e dedicação, ingressou na Escola Militar da Praia Vermelha e seguiu carreira militar.

Já piloto, em 1915, o então Tenente Aviador Ricardo Kirk, Diretor da Escola de Aviação e Comandante do Destacamento de Aviação, faleceu durante a Campanha do Contestado, em uma missão de reconhecimento aéreo onde hoje está localizado o município de General Carneiro (PR). Em reconhecimento pelo seu pioneirismo e inúmeros feitos, o Tenente Kirk foi promovido "post mortem" ao posto de Capitão.

A Aviação do Exército

Com a missão de prestar aeromobilidade para a Força Terrestre, a Aviação conta com 94 aeronaves dos modelos Jaguar, Cougar, Black Hawk, Fennec Avex e Pantera K2. Elas estão distribuídas nos Batalhões de Aviação do Exército (BAvEx) em quatro pontos do Brasil. Em Taubaté, interior de São Paulo, no Forte Ricardo Kirk, estão os 1º e 2º BAvEx, o CIAvEx, a Base de Aviação de Taubaté (BAvT), a Companhia de Comunicações de Aviação do Exército (Cia Com Av Ex) e o Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército (Btl Mnt Sup Av Ex), além do CAvEx. Em Campo Grande (MS) está instalado o 3º BAvEx. Já em Manaus (AM), está o 4º BavEx.Mais novo braço da Aviação, criado em 2022, em Belém (PA) está o Destacamento AvEx.

Solenidade do Dia da Aviação

Durante a solenidade pelo Dia da Aviação, no Comando de Aviação do Exército, foram entregues as medalhas Mérito da Aviação do Exército. A honraria foi criada em maio de 2022 para premiar os militares aeronavegantes do Exército Brasileiro, da ativa ou da reserva, que tenham se destacado pelo excelente desempenho funcional. Cerca de 200 militares foram agraciados com as medalhas bronze, prata e ouro.

Estiveram presentes na solenidade os Ministros do Superior Tribunal Militar (STM), General de Exército Marco Antônio Farias e General de Exército Lourival Carvalho Silva, do Chefe da Chefia de Educação e Cultura do Ministério da Defesa, General de Exército Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, do antigo Comandante de Aviação, General de Exército R1 Francisco Carlos Modesto, do Comandante Interino do Comando Militar do Sudeste (CMSE) , General de Divisão Pedro Celso Coelho Montenegro, de antigos Comandantes de Aviação, do Comandante de Aviação do Exército, General de Brigada Fábio Serpa de Carvalho Lima,além de autoridades civis e militares. O Tenente Florentino Zandonadi, veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que completou recentemente 100 anos, também prestigiou o evento.
 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página