Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

COMFIMA-Br/Itajubá 35 ANOS

COMFIMA-Br/Itajubá
35 ANOS

 

A Comissão de Fiscalização de Material de Aviação no Brasil – Itajubá (COMFIMA- Br/Itajubá) foi criada em 12 de outubro de 1988, por meio da Portaria nº 990, do Ministro do Exército – Gen Ex Leonidas Pires Gonçalves, com a denominação de Comissão de Fiscalização e Recebimento de Material (COMFIREM) e instalada na empresa Helicópteros do Brasil S.A. (Helibras), em Itajubá-MG. A partir de 1995 a então COMFIREM foi renomeada para Comissão de Fiscalização de Material de Aviação no Brasil - Itajubá (COMFIMA-Br/Itajubá), por meio de portaria do Departamento de Material Bélico. Sua missão é realizar o acompanhamento e a fiscalização das atividades de manutenção e modernização das aeronaves e de componentes reparáveis da Aviação do Exército na empresa HELIBRAS, visando obter o melhor resultado dessas tarefas para a AvEx, sob os enfoques técnico e financeiro. Além das atividades contratuais, a COMFIMA-Br/Itajubá também funciona como elemento de ligação entre a Aviação e a empresa, cumprindo outras missões logísticas definidas pela Chefia de Material de Aviação do Exército (CMAvEx), bem como agilizando tratativas de interesse da CMAvEx e do CAvEx, dentre as quais podemos destacar o empréstimo de ferramentas e suprimentos que possibilitam contribuir para a disponibilidade das aeronaves da frota, e com isso auxiliando na prontidão operacional da AvEx.

A equipe da COMFIMA-Helibras é composta por oficiais e praças da Av Ex, designados de acordo com os critérios estabelecidos na Portaria nº 100-COLOG, de 13 MAIO 21 (EB40-N- 40.950). Atualmente é composta pelos seguintes militares: Cel CARNEIRO (Chefe), Cap R/1 BARBOZA (Adjunto), ST MARCOS NUNES, ST GLÊISON, ST R/1 ROMEU e 1º Sgt HILDISON  (Auxiliares). Este ano, a COMFIMA-Br/Itajubá, está completando 35 anos, e ao longo desse tempo foram realizadas diversas atividades de relevância em prol da Aviação do Exército, dentre as quais podemos destacar:
- Recebimento de 16 aeronaves HB 350L1 Esquilo, em 1989 e 1990;
- Recebimento de 36 aeronaves AS365K Pantera, em 1990 e 1991;
- Recebimento de 20 aeronaves AS 550A2 Fennec, de 1992 a 1995;
- Recebimento de 20 Sistemas de Armamento Aéreo para Helicópteros (SAAH), em 1996;
- 1º Ciclo de Inspeção “C” de aeronaves Pantera e Esquilo, de 1998 a 2003;
- Recebimento de 8 aeronaves AS 532UE Cougar, de 2002 a 2004;
- Modernização da frota Pantera, de 2009 até a presente data (término em 2024); e
- Modernização da frota Esquilo/Fennec, de 2011 a 2021.

Neste momento de celebração, relembro e exalto o trabalho realizado por todos os ex  integrantes, os quais nomeio a seguir nos postos e graduações atuais, e que de maneira
obstinada cumpriram seus deveres e contribuíram para manter sempre elevado o nome do Exército e da Aviação:
- Ex-Chefes: Cel R/1 FREIRE, Cel R/1 A. FERRAZ, Cel ARAÚJO, Cel R/1 MIHARA, Cel R/1
ROBERTO, Cel R/1 EDSON, Cel ADRIANO, Cel FÁBIO ARAÚJO, Maj FOCHI e TC FÁBIO;
- Ex-Adjuntos: Cap R/1 BARBOZA e Cap R/1 CLÁUDIO ANDRÉ;
- Ex-Auxiliares: Ten R/1 ARGUELHO, Cap R/1 MARCOS CÉSAR, Cap R/1 C. FERNANDES, ST
LUÍS FERNANDO, Cap R/1 MARCELO SANTOS, ST C. FERREIRA, Sgt R/1 TUMANI, ST LOURES, Cap
DIAS, ST R/1 ROMEU e ST GONZAGA.
Que a COMFIMA-Br/Itajubá continue realizando seu trabalho silente e contribuindo com a AvEx para o cumprimento de suas missões em prol do Exército Brasileiro.
“COMFIMA-Br/Itajubá - 35 ANOS”

registrado em:
Fim do conteúdo da página